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Título: MILITARES E SOCIEDADE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Autor: VANUSA MARIA QUEIROZ DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49285
Catalogação:  03/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49285@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49285@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49285

Resumo:
O objeto da presente tese é o processo pelo qual jovens ainda imbuídos de valores correntes na sociedade civil, ao ingressarem em instituições militares se transformam, gradualmente, em porta vozes dos valores dessas instituições. Para levar adiante a proposta apresentada, realizaremos comparação entre três grupos de Oficiais do Exército Brasileiro: os oficiais da AMAN (Academia Militar de Agulhas Negras), os Oficiais técnicos temporários (OTT) e os pertencentes ao Quadro Complementar de Oficiais (QCO). A hipótese é a de que esses três grupos de oficiais apresentem alguma diferença quando confrontados com temas sociais, políticos, éticos e institucionais da vida nacional brasileira, em razão de possíveis diferenças em suas mentalidades, estratégias de carreira, interesses e visões de mundo, o que nos possibilitará realizar reflexão tanto sobre as chamadas instituições totais, quanto sobre os padrões de isolamento dos oficiais do Exército Brasileiro. A maneira por nós construída para localizarmos e analisarmos as possíveis diferenças existentes entre esses tipos de oficiais repousa no Survey O que pensa o Oficial do Exército Brasileiro, coordenado pelos professores Eduardo Raposo e Maria Alice Resende de Carvalho - ambos do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio - e pela professora Sarita Lea Schaffel do CEP/Exército.

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