XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SISTEMA DE APOIO À DECISÃO AO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL NO GERENCIAMENTO DO TRÁFEGO FERROVIÁRIO Autor: LUCIANA SILVEIRA NETTO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE EUGENIO LEAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4923
Catalogação: 26/05/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4923@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4923@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4923
Resumo:
Título: SISTEMA DE APOIO À DECISÃO AO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL NO GERENCIAMENTO DO TRÁFEGO FERROVIÁRIO Autor: LUCIANA SILVEIRA NETTO NUNES
Nº do Conteudo: 4923
Catalogação: 26/05/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4923@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4923@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4923
Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo conceber um sistema de apoio
à decisão ao centro de controle operacional no
gerenciamento do tráfego ferroviário. O sistema consiste na
resolução de conflitos entre trens. Esta pesquisa justifica-
se devido à deficiência encontrada pelos controladores de
tráfego na tomada de decisões. Atualmente, as prioridades
dos trens são pré-estabelecidas e, a partir da análise de
um gráfico feito à medida que os eventos ocorrem, o
planejamento do despacho de trens é realizado. As
prioridades podem ser modificadas ao longo do dia, a partir
de alguma ordem superior. Assim, existe a necessidade do
desenvolvimento de um novo sistema que auxilie os
controladores de tráfego na determinação da melhor solução
para os conflitos entre trens. Inicialmente, foram
realizados os levantamentos bibliográficos e de dados. Na
revisão bibliográfica, foram analisados o sequenciamento de
trens, condições de ultrapassagem e de cruzamentos e
modelos de programação de trens. Em seguida, foi aplicada
uma heurística proposta por Leal (2003) desenvolvida a
partir da formulação de Szpigel (1972) e implementada em um
programa de computador, na linguagem delphi. Esta
heurística apresenta uma solução para os conflitos entre
trens. A aplicação foi baseada nos dados fornecidos pela
empresa MRS logística, situada em Juiz de Fora (MG). A
partir da solução gerada por Leal (2003), foi desenvolvido
um gráfico no Excel, utilizando a linguagem visual basic,
onde são analisadas as programações dos trens com a solução
dos conflitos. O objetivo final desta pesquisa é sugerir
uma ferramenta de auxílio para o gerenciamento do tráfego
ferroviário, contribuindo para a evolução e eficiência das
ferrovias no Brasil.