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Título: NA BORDA DA LINGUAGEM: RELENDO A SUBALTERNIDADE COMO FALHA NO RECONHECIMENTO E SINTOMA
Autor: LARA MARTIM RODRIGUES SELIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO LUIZ MOREAUX LAVIGNE ESTEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49055
Catalogação:  07/08/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49055@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49055@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49055

Resumo:
A presente tese parte do diagnóstico de Gayatri Spivak sobre a subalternidade. Mais especificamente, os capítulos 2 e 3 tomam a conclusão de Spivak sobre a incapacidade de falar do subalterno como seu centro de gravidade, ao redor do qual orbitam as problematizações teóricas, articulações conceituais, críticas e argumentos. De forma geral, a tese acompanha a proposição de Spivak, de modo que não é sua intenção provar tal diagnóstico errado. No entanto, é um dos objetivos da tese demonstrar como tal diagnóstico pode estar incompleto. Nesse sentido, o capítulo 3 questiona se o conceito de subalternidade expressa uma forma de vida moderna/colonial que pode ser identificada apenas pela marca da exclusão na arena simbólica. Com tal problematização, o argumento da tese busca distanciar-se das análises que lêem a problemática do subalterno através de lentes estritamente epistemológicas, propondo, em seu lugar, um giro ontológico capaz de apreciar a experiência de indeterminação. A fim de construir esse giro, a tese articula os estudos subalternos com contribuições advindas da psicanálise Lacaniana. Assim, a partir dos conceitos de Lacan, o capítulo 4 busca encontrar uma gramática capaz de interpretar o subalterno em duas dimensões diagnósticas: como perda da experiência e como experiência da perda. Portanto, para dar conta da primeira dimensão, a tese realiza uma releitura da teoria Lacaniana da foraclusão em conjunto com as reflexões dos Estudos Subalternos. Em segundo lugar, relativo à leitura da última dimensão, a experiência da perda, a tese mobiliza um engajamento crítico com as conceituações de Lacan sobre o registro do Real, com foco nas suas operações no campo da teoria das pulsões, as quais aparecem no texto através das discussões sobre o retorno invertido do real, sobre a dessublimação e a travessia do fantasma. O capítulo 5, por sua vez, combina as preocupações teóricas da tese com exemplos concretos, sentidos e contextos históricos na América Latina. Em particular, o capítulo 6 enfatiza uma análise do caso das trabalhadoras pobres e racializadas, cujas experiências políticas estão relacionadas às duas dimensões do diagnóstico da perda mencionadas acima. A função desse momento final é, portanto, acionar uma contribuição analítica que traga aplicação histórica à gramática conceitual proposta e apresentada pelos capítulos iniciais da tese.

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