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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O USO DA CALCULADORA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS NÚMEROS DECIMAIS Autor: ERIK BELIENE SALGADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES - ORIENTADOR
LUANA SA DE AZEVEDO DE ARAUJO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48775
Catalogação: 25/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48775@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48775@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48775
Resumo:
Título: O USO DA CALCULADORA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS NÚMEROS DECIMAIS Autor: ERIK BELIENE SALGADO
LUANA SA DE AZEVEDO DE ARAUJO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48775
Catalogação: 25/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48775@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48775@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48775
Resumo:
Este trabalho apresenta o resultado de algumas reflexões voltadas para o
ensino de matemática, em especial nas áreas de aritmética e álgebra, abordando
conteúdos relativos aos conjuntos numéricos presentes no currículo de
matemática do ensino fundamental II. Os objetivos dessas reflexões foram
verificar o quão importantes podem ser os registros semióticos (ver capítulo 4,
seção 4.2.1), a teoria da zona de desenvolvimento proximal (ZPD) proveniente
da teoria sócio-construtivista (ver capítulo 4, seções 4.2.2 e 4.2.2.1), e o uso da
calculadora na investigação acerca de números decimais e no estudo dos
conjuntos numéricos. Com base num espaço democrático e que valoriza o
diálogo, a vida cotidiana do aluno com o mundo da matemática e utilizando a
troca de experiências entre eles, temos como objetivo a compreensão de
conceitos e aprendizagem significativa acerca dos conteúdos abordados. A
aritmética, em especial, exige um olhar cuidadoso no que diz respeito às
representações e propriedades operatórias que um número pode apresentar. O
desenvolvimento de métodos que estimulam esse olhar faz com que o
entendimento dos educandos em relação aos números decimais ganhe
significados importantes e consideráveis. Por fim, este trabalho também defende
a questão da utilização da tecnologia na escola através do uso orientado de
calculadoras, nas aulas de matemática, como um recurso pedagógico que pode
se mostrar bastante eficiente, visto que a tecnologia está cada vez mais presente
no cotidiano da sociedade. Os resultados dessas reflexões foram traduzidos no
desenvolvimento de uma atividade aplicada junto aos alunos, e foram expostos
ao longo desse trabalho. Atividade essa que foi aplicada predominantemente em
turmas do sétimo ano do ensino fundamental, uma vez que eles possuem os pré-requisitos necessários para os questionamentos propostos nela, porém não
tiveram ainda grande contato com o conteúdo proposto por essa atividade. E
também foi aplicada em uma turma de oitavo ano, como atividade de
recuperação paralela. Criamos também uma atividade interessante para a
abordagem dos números irracionais na qual exploramos triângulos retângulos.
Espera-se que essas reflexões possam colaborar de alguma maneira na educação
básica, para o desenvolvimento de uma educação matemática mais autônoma e
significativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |