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Título: UMA IDEIA, UM DESENHO, O PRODUTO: VER, PERCEBER E CONSTRUIR
Autor: GISELA FRIACA DE SOUZA PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48535
Catalogação:  09/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48535@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48535@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48535

Resumo:
Esta pesquisa analisa a dificuldade que os alunos de Faculdades de Design de Moda do Rio de Janeiro demonstram na transposição das representações mentais (ideia) para a representação real (desenho), redundando em um produto final, a roupa, desvinculado da representação mental inicial. Nossa hipótese é a de que a maioria carece de experimentar com reflexão, de perceber o todo e as partes que o constituem, de ser incentivado a explorar e desenvolver suas competências, ampliando suas habilidades, desenvolvendo uma visão holística do processo do Design de Moda. O ponto de partida deste estudo foi a experiência da autora, em sala de aula, fazendo uso da observação, da investigação e da identificação, a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista e questionário, dos fatores que impedem o trânsito livre no processo de construção de uma roupa. Assim, o objetivo é propor subsídios facilitadores a partir de uma metodologia que visa propiciar a autonomia e consequente liberdade do aluno em um processo que envolve a Prática aliada à Teoria, na tríade proposta: ideia – desenho – produto, à luz do ver, do perceber e do construir. Tendo como suporte a aplicação de algumas técnicas artísticas, a partir de constante experimentação, buscou-se promover, num primeiro momento, a liberação de aspectos que bloqueiam a criatividade e que ampliam a visão espacial. Concluímos também que é necessário desenvolver conhecimentos de técnicas/arte de Modelagem, de Desenho Técnico, de Costura, que influenciarão na materialização da ideia, representada no Desenho/Ilustração de Moda.

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