$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DOENÇA DE PARKINSON: PERSPECTIVAS INOVADORAS EM DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Autor: EDUARDA NAIDEL BARBOZA E BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48364
Catalogação:  29/05/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48364@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48364@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48364

Resumo:
A doença de Parkinson (DP) é considerada a segunda doença neurodegenerativa mais comum e suas características motoras são muito mais conhecidas que as não motoras, mas o comprometimento funcional está presente em quase todos os casos. A Estimulação Cerebral Profunda (ECP), que consiste na estimulação elétrica de estruturas subcorticais para diminuir ou cessar os sintomas motores, tem sido usada como uma ferramenta para maior controle dos sintomas motores e está ganhando terreno em estudos com sintomas não motores. É por esse motivo que foi realizada uma revisão sistemática para conhecer os instrumentos utilizados na avaliação neuropsicológica de pessoas com DP submetidas à cirurgia ECP nos núcleus subtalâmicos (NST), além de investigar também se surgiriam efeitos cognitivos após a cirurgia. Além disso, uma bateria neuropsicológica computadorizada, a CompCog, foi validada para pessoas com DP de um hospital público da cidade do Rio de Janeiro e também foi usada para comparar os estágios ON e OFF de 9 pacientes, de uma clínica privada, que fizeram a implantação da ECP-NST. Com as revisões sistemáticas foi possível elaborar um protocolo de avaliação neuropsicológica, posteriormente utilizado nos estudos empíricos e verificar que a fluência verbal foi o aspecto que apresentou maior diferença entre os estágios ON e OFF dos pacientes com ECP-NST. No estudo de validação clínica da CompCog foi possível estabelecer pontos de corte para as pessoas com DP e no estudo de comparação entre estágios ON e OFF de pessoas com DP e ECP-NST foi possível identificar que as variáveis de tempo como tempo médio de reação e tempo total, foram capazes de diferenciar os dois estágios, ON e OFF, da amostra de 9 pessoas nos subtestes de memória incidental, memória episódica e controle inibitório, além de apresentar uma tendência à diferenciação na atenção, velocidade de processamento e memória episódica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui