$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ELABORAÇÃO DE MEDIDAS IMPLÍCITAS PARA AFERIR AS FACETAS DE NEUROTICISMO
Autor: NATHALIA MELO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JEAN CARLOS NATIVIDADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48355
Catalogação:  28/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48355@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48355@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48355

Resumo:
Neuroticismo é um fator de personalidade que engloba quatro subfatores: depressão, vulnerabilidade, passividade e instabilidade emocional. Esta pesquisa teve como objetivos construir e buscar evidências de validade de medidas implícitas para aferir as facetas de neuroticismo. Para tanto, foram realizados dois estudos: (1) elaboração dos itens; (2) teste empírico das medidas. O primeiro estudo consistiu em um procedimento empírico para selecionar itens e buscar evidências de validade baseadas no conteúdo das medidas construídas. Participaram 408 pessoas, sendo que todas eram estudantes universitárias. Esse procedimento resultou em listas de palavras representativas do indivíduo e das facetas de neuroticismo. No segundo estudo, as palavras selecionadas previamente foram implementadas em testes de associação implícita para que fossem buscadas mais evidências de validade e obtidos indicadores de fidedignidade. Participaram 417 pessoas com diferentes níveis de escolaridade, sendo que 72,2 por cento tinham ensino superior incompleto e 61,4 por cento eram mulheres. Os resultados indicaram que as medidas de depressão, insegurança e passividade apresentaram evidências de validade satisfatórias, incluindo uma estrutura consonante com as definições dos construtos e relações esperadas com outras variáveis. Por exemplo, encontraram-se correlações positivas entre as medidas construídas e neuroticismo e correlações negativas com satisfação de vida. A medida de instabilidade emocional, por outro lado, se mostrou mais problemática no que diz respeito às evidências de validade. Ainda, os índices de consistência interna de todas as medidas se mostraram adequados e os coeficientes de correlação teste-reteste foram superiores aos valores que têm sido encontrados na literatura. Discute-se, entretanto, que mais evidências de validade são necessárias para que essas medidas possam ser usadas em contextos aplicados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui