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Título: A RELAÇÃO ENSINO E INDÚSTRIA: UMA VISÃO A PARTIR DA MODA PRAIA CARIOCA
Autor: JANARA MORENA DA SILVA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48332
Catalogação:  28/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48332@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48332@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48332

Resumo:
Esta tese tem como tema a relação entre o ensino e a indústria de moda, no Brasil. Parte do pressuposto que existe uma distância entre eles impactando o setor da moda brasileira como um todo. O trabalho se apresenta como um desdobramento da dissertação de mestrado cujo enfoque se dava sobre a moda praia no contexto das relações entre design e corpo, na cultura de praia carioca. Na tese, o recorte no segmento de moda praia é mantido, mas o estudo se volta para o âmbito do ensino de moda. A moda praia é considerada um exemplo de sucesso da indústria nacional, por seu diferencial em termos de qualidade e design atrelados à cultura local. Verificou-se, entretanto, que o conhecimento relacionado à moda praia brasileira, embora ela seja reconhecida internacionalmente como referência, se encontra fragmentado e disperso. Há dificuldade na busca por profissionais bem preparados para este segmento, evidenciando a distância entre a sala de aula e o chão de fábrica. Uma distância que tem impactado o fortalecimento da percepção de valor conquistada nas últimas décadas em diversos aspectos para o setor da moda brasileira. Para entender como ocorrem as articulações entre o ensino e a indústria, buscou-se ouvir os atores envolvidos - representantes da indústria, do ensino de moda, designers, estudantes e empresários – a fim de propor, a partir da pesquisa de campo e de experimentos, recomendações para a elaboração de iniciativas estratégicas, utilizando processos de design, que aproximem a indústria e o ensino, impulsionando o setor e consequentemente o mercado de trabalho.

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