$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA O USO DE ROBOTIC PROCESS AUTOMATION NAS AUDITORIAS INTERNAS DE BANCOS BRASILEIROS
Autor: ANA PAULA CONCEICAO TEIXEIRA PENNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO LIMA GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48142
Catalogação:  18/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48142@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48142@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48142

Resumo:
A Automação Robótica de Processos (RPA) surge como uma nova tecnologia advinda da indústria 4.0, focada na automação de tarefas humanas repetitivas, rotineiras e baseadas em regras. Ela promete eliminar esses processos que consomem mais tempo, sem substituir os sistemas de TI existentes. Consequentemente, reduziria custos e riscos operacionais; e melhoraria a eficiência, os processos internos e a experiência do cliente. Além disso, a RPA tem o potencial de revolucionar a auditoria tradicional, pois minimizaria as atividades tenocráticas, que apresentam baixo valor agregado, e permitiria que os auditores se concentrassem mais em atividades que exijam raciocínio analítico e julgamento profissional. Assim, levaria à ampliação da cobertura dos testes e do monitoramento de transações, aumentando a performance e a qualidade da auditoria contínua. Devido ao exposto, a RPA está sendo vista como um ativo estratégico para enfrentar os desafios da transformação digital. Por ser uma nova tendência, a literatura científica sobre o tema ainda é escassa, mas está crescendo rapidamente. E, nos últimos dois anos, foi amplamente adotada em muitas organizações e instituições financeiras com sucessos e fracassos. Portanto, considerando o modelo das três linhas de defesa, este estudo tem como objetivo propor um framework para implantação da RPA na auditoria interna de bancos brasileiros.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui