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Título: HANS JONAS: IMAGENS E AFETOS PARA UMA ÉTICA ECOLÓGICA
Autor: MICHELLE BOBSIN DUARTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDGARD JOSE JORGE FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48095
Catalogação:  15/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48095@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48095@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48095

Resumo:
A presente pesquisa tem o objetivo de aprofundar a compreensão do papel das imagens no pensamento de Hans Jonas através da reflexão sobre a influência que estas exercem na experiência de apreensão da realidade, pois, para o autor, a diferença antropológica reside justo na capacidade dos humanos em se relacionar livremente com as imagens. Ou seja, criar e reconhecer as imagens como representações do real, já que o homo pictor inaugurou uma nova maneira de se relacionar com os objetos pela liberdade galgada na expressão da faculdade da imagem. Em sua proposta ética, Hans Jonas postula que é um dever invocar imagens que conduzam a humanidade a agir de acordo com a preservação das condições de existência dos humanos no futuro. Desta maneira, apresenta-se como necessária a investigação do funcionamento da capacidade imaginativa para a compreender em que medida as imagens configuram um componente perceptual capaz de suscitar os afetos adequados à ação ética ecológica. Postulamos que, se para Jonas, a capacidade de produzir, reconhecer e se relacionar com imagens livremente é um atributo do ser humano, isto significa que o autor considera as imagens como executoras de uma função fundamental em nossa percepção do real e, por conseguinte, na concepção de realidade e de visão cosmológica que condicionam as nossas ações no mundo.

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