$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PROBLEMAS E OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO NO BRASIL
Autor: LILIANA DENNIS MEJIA SANCHEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47793
Catalogação:  04/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47793@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47793@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47793

Resumo:
O objetivo da dissertação é analisar a influência de fatores de gestão da inovação, particularmente cooperação interorganizacional e uso de informação de diferentes fontes, sobre a percepção dos problemas e obstáculos enfrentados pelas pequenas e médias empresas (PMEs) inovadoras da indústria de transformação no Brasil, ao longo de suas atividades inovativas. Realizou-se esta análise segundo três níveis de intensidade tecnológica dos setores em que as PMEs atuam e duas faixas de pessoal alocado (pequenas e médias empresas). A pesquisa pode ser considerada descritiva e aplicada. A metodologia adotada compreendeu pesquisa bibliográfica sobre inovação; classificações tecnológicas, destacando-se a classificação de intensidade tecnológica proposta pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); análise comparada dos estudos empíricos internacionais e nacionais sobre problemas e obstáculos enfrentados por PMEs; pesquisa documental referente à Classificação CNAE e à Pesquisa Nacional de Inovação (Pintec), ambas as publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); análise de conteúdo para classificar as atividades econômicas das PMEs respondentes da Pintec 2014, segundo três níveis de intensidade tecnológica dos setores em que atuam e duas faixas de pessoal alocado; solicitação dos microdados ao IBGE; desenvolvimento de modelos de regressão logística para seis agrupamentos de PMEs, classificadas por intensidade tecnológica setorial e por faixa de pessoal ocupado; interpretação e discussão dos resultados. A partir dos resultados do estudo empírico, conclui-se que as PMEs podem ampliar de forma significativa seu entendimento sobre a criticidade dos problemas e obstáculos à inovação à medida que se envolvem em atividades de PDeI, especialmente em modelos de inovação aberta.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui