XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MATEMÁTICA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA) Autor: LUIZ CARAHU DA CUNHA NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47765
Catalogação: 30/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47765
Resumo:
Título: MATEMÁTICA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM A GEOMETRIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA) Autor: LUIZ CARAHU DA CUNHA NETO
Nº do Conteudo: 47765
Catalogação: 30/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47765@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47765
Resumo:
Este trabalho é fruto de reflexões voltadas para o incentivo do ensino crítico
e significativo de matemática na educação básica e defende a utilização da
tecnologia neste espaço. Em especial são tratados conteúdos relativos ao cálculo de
perímetros, áreas e volumes para o público do Programa de Educação de Jovens e
Adultos (PEJA). O PEJA está vigente na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
desde 1984 e atende uma parcela considerável da população que, por algum motivo,
não pôde concluir o ensino regular na idade escolar prevista. Pretendeu-se com as
reflexões apresentadas nos capítulos iniciais, aproximar o cotidiano do aluno ao
mundo da matemática, mostrar o quanto aspectos geométricos estão presentes em
suas vidas e promover a criticidade através do incentivo de debates e troca de
experiências e saberes. A geometria exige um olhar cuidadoso no que diz respeito
à compreensão do espaço e das formas de objetos. Buscou-se, portanto, o
desenvolvimento de métodos adequados ao público que estimulassem esse olhar.
As reflexões desenvolvidas geraram um produto educacional constituído de uma
sequência de atividades criadas e aplicadas junto a alunos do PEJA. As atividades
e os resultados de suas aplicações estão expostos nos capítulos finais do trabalho.
Espera-se que o presente estudo possa colaborar com outros professores
interessados em criar caminhos comprometidos com o intuito de promover na
educação básica, cada vez mais, uma educação crítica e significativa que incentive
a autonomia para todos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |