$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: COMUNICAÇÃO E ETNOMETODOLOGIA NA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO: INTERAÇÃO SOCIAL E COMÉRCIO NA LOJA DO CHINA
Autor: CYNTHIA MACIEL DUARTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA ANDRADE BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47728
Catalogação:  28/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47728@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47728@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47728

Resumo:
O entendimento da condução de iniciativas comerciais de pequeno porte foi a motivação desta pesquisa realizada na Feira de São Cristóvão, um Centro Municipal de Tradições Nordestinas na cidade do Rio de Janeiro - Brasil, cuja formação é reflexo de aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos que compõem a cidade e o país. A atitude de pesquisa escolhida foi a Etnometodologia. Esta, aliada à Análise da Conversa, permitiu que os dados fossem obtidos a partir dos ambientes e das interações entre as pessoas em seu dia a dia, de forma naturalista, localmente situada. O estabelecimento da Feira a partir do qual o estudo foi desenvolvido foi a Loja do China, de onde foram feitas as categorias de análise desenvolvidas nesta investigação. A investigação permitiu compreender que a competição interna e a desigualdade entre estabelecimentos são características marcantes na Feira. O estudo evidenciou ainda que o trabalho cotidiano do comerciante China, e que pode encontrar paralelo em outros comerciantes, envolve a ênfase na presença física, o esforço constante para substituir clientes, providências para não depender exclusivamente da estrutura coletiva, poucas relações de amizade e relações de colaboração fundamentais para a manutenção do negócio, além de vários momentos marcados por sociabilidade. As situações analisadas refletem ainda características da sociedade brasileira referentes à valorização hierárquica e à existência de questões de gênero no trato entre homens e mulheres.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui