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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POR OUTRAS HISTÓRIAS POSSÍVEIS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS MUSEAIS Autor: LUISA DA FONSECA TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47688
Catalogação: 27/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47688
Resumo:
Título: POR OUTRAS HISTÓRIAS POSSÍVEIS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS MUSEAIS Autor: LUISA DA FONSECA TAVARES
Nº do Conteudo: 47688
Catalogação: 27/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47688
Resumo:
A insurgência dos museus nas mídias nos últimos anos colocou em debate
o papel social e educacional desses locais. Essa dissertação coloca em discussão a
relação entre essas instituições e o ensino de História, tendo como preocupação as
marcas da colonialidade do poder e do saber, que causam silenciamentos,
exclusões e assimetrias. Dentro do projeto de modernidade ocidental, o poder
colonial impõe a racionalidade e os valores europeus como os únicos referenciais
aceitos para o alcance da civilização e do progresso. Nesse cenário, a pedagogia
decolonial aparece como impulsionadora da necessidade de emergir novas formas
de pensar, perspectivas outras, de modo a projetar alternativas interculturais.
Para analisar essas questões recorre-se ao pouco investigado Museu Histórico da
Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ), sua constituição, construção do acervo e as
exposições mais recentes. Buscou-se explorar as narrativas circulantes do espaço e
a possibilidade de construir outras a partir das fotografias das últimas mostras
montadas por meio do acervo próprio: Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta e
Imagens do Rio Oitocentista. As reformas urbanas do Rio de Janeiro, os projetos
urbanísticos em disputa e suas implicações sociais foram os temas suscitados para
problematizar a imagem projetada da cidade, seu estado atual e a construção do
conhecimento histórico. Portanto, esse trabalho aposta na possibilidade de um
ensino de História intercultural em diálogo com narrativas de museus de História,
de modo a promover encontros com o diferente e a ampliação das visões e leituras
de mundo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |