$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: POR OUTRAS HISTÓRIAS POSSÍVEIS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS MUSEAIS
Autor: LUISA DA FONSECA TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47688
Catalogação:  27/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47688

Resumo:
A insurgência dos museus nas mídias nos últimos anos colocou em debate o papel social e educacional desses locais. Essa dissertação coloca em discussão a relação entre essas instituições e o ensino de História, tendo como preocupação as marcas da colonialidade do poder e do saber, que causam silenciamentos, exclusões e assimetrias. Dentro do projeto de modernidade ocidental, o poder colonial impõe a racionalidade e os valores europeus como os únicos referenciais aceitos para o alcance da civilização e do progresso. Nesse cenário, a pedagogia decolonial aparece como impulsionadora da necessidade de emergir novas formas de pensar, perspectivas outras, de modo a projetar alternativas interculturais. Para analisar essas questões recorre-se ao pouco investigado Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ), sua constituição, construção do acervo e as exposições mais recentes. Buscou-se explorar as narrativas circulantes do espaço e a possibilidade de construir outras a partir das fotografias das últimas mostras montadas por meio do acervo próprio: Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta e Imagens do Rio Oitocentista. As reformas urbanas do Rio de Janeiro, os projetos urbanísticos em disputa e suas implicações sociais foram os temas suscitados para problematizar a imagem projetada da cidade, seu estado atual e a construção do conhecimento histórico. Portanto, esse trabalho aposta na possibilidade de um ensino de História intercultural em diálogo com narrativas de museus de História, de modo a promover encontros com o diferente e a ampliação das visões e leituras de mundo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui