$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: SÍNTESE DE DERIVADOS TRIAZÓLICOS COM POTENCIAL AÇÃO PARA FIBROSE CÍSTICA
Autor: LIGIA CHAVES DE FREITAS FARIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CAMILLA DJENNE BUARQUE MULLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47432
Catalogação:  14/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47432@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47432@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47432

Resumo:
A fibrose cística é uma doença genética causada por mutações no gene CFTR, que implica na alteração do transporte de íons pela membrana das células de diversos órgãos, aumentando a quantidade e viscosidade do muco, suor e secreções pancreáticas. A principal consequência são os danos pulmonares, caracterizados por frequentes infecções e insuficiência respiratória. Com isso, vários estudos vêm sendo desenvolvidos ao longo dos anos, com o intuito de descobrir fármacos que possam agir como moduladores do CFTR, melhorando a função pulmonar desses pacientes. O presente trabalho teve o objetivo de sintetizar derivados de 3-fenilindeno[1,2-d][1,2,3]triazol-8(3H)-ona, 3-fenil-3,4- di-hidro-9H-[1,2,3]triazolo[4,5-b]quinolin-9-ona e 3-(1-fenil-1H-1,2,3-triazole-4- carbonil)quinolin-4(1H)-ona caracterizar a relação estrutura atividade desses compostos como potenciadores do CFTR. Para a síntese de 3-fenilindeno[1,2-d][1,2,3]triazol-8(3H)-ona inicialmente utilizou-se a 2 bromoacetofenona para, através do reagente de Gold produzido a partir do cloreto de cianurila, produzir a enaminona. A etapa chave de obtenção dos triazóis foi realizada através de uma reação de cicloadição entre as (E)-3-(dimetilamino)-1-(2-nitrofenil)prop-2-en-1-ona e aril azidas azido-benzeno, 1-azido-4-bromo-benzeno, 1-azido-4- nitrobenzeno e ácido 4-azido-benzóico. Foram obtidos quatro compostos com rendimentos entre 20 por cento e 50 por cento. Foram realizadas tentativas de ciclização intramolecular catalisada por paládio na presença de fosfinas, porém o produto esperado não foi obtido. Para a obtenção da 3-fenil-3,4-di-hidro-9H-[1,2,3]triazolo[4,5-b]quinolin-9-ona obteve-se o intermediário (E)-3-(dimetilamino)-1-(2-nitrofenil)prop-2-en-1-ona, que através de uma reação de cicloadição com a azido-benzeno obteve-se o triazol com rendimento de 30 por cento. A proposta seria a redução do grupo nitro para amina, e posterior substituição da amina por azida, para fazer a arilação intramolecular do triazol via catálise fotoredox. Para a obtenção de 3-(1-fenil-1H-1,2,3-triazole-4-carbonil)quinolin4(1H)-ona foram utilizados anilina e dietil etoximetilenomalonato como precursores para sintetizar 4-oxo-1,4-di-hidroquinolino-3-carboxilato de etilo, que foi obtida com rendimento de 50 por cento. Realizou-se uma reação de adição de alcino seguida da eliminação de etanol, para obter a 3-(1-fenil-1H-1,2,3-triazole-4-carbonil)quinolin-4(1H)-ona com etiniltrimetilsilano e então realizar uma reação click com azidas. Todos os compostos obtidos foram caracterizados por RMN1H e RMN13C.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui