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Título: FACES (IN) VISÍVEIS DOS RELATOS COTIDIANOS: OS TIPOS DE DISCURSOS NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
Autor: MARCIO GABRIEL DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47431
Catalogação:  14/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47431

Resumo:
O presente trabalho é uma contribuição às análises na Comunicação sobre os conceitos de narrativa, de relato e de discurso nos filmes documentários, a fim de, através de um estudo transdisciplinar, analisar a construção das identidades dos indivíduos e as regras para visibilidade social das pessoas, através do cinema, de populações marginalizadas. A pesquisa adota uma abordagem empírica para mapear os usos desses conceitos no cinema documentário brasileiro, por meio de um recorte analítico sobre obras com temáticas etnicossociais. Assim, busca identificar como a constituição social afeta os discursos cinematográficos? Quais os tipos de abordagens aos enunciados aparecem nos documentários? Como esses filmes acessam o que é público, privado ou íntimo dos indivíduos em seus cotidianos? Como constroem a identidade das pessoas apresentadas na tela? Quais os modos de representação de realidade usados nos filmes? Como o documentário pode dar visibilidade social para indivíduos e culturas marginalizadas, por intermédio de uma abordagem discursiva? Para esta análise será utilizado o método arqueológico de Michel Foucault para análise dos discursos.

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