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Título: POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO EM QUESTÃO
Autor: ANDREA GOMES STELET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS MANUEL REBELO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47337
Catalogação:  03/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47337@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47337@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47337

Resumo:
Com o propósito de defender a relevância de uma política de internacionalização do audiovisual no âmbito do Governo Federal brasileiro, este estudo pretende identificar impasses e impactos da construção dessa política, desde os anos 2010, e analisar, em que medida, tal política de internacionalização se articula ao desenho geral da política pública do audiovisual e contribui ao desenvolvimento desse setor. Para investigar as questões apontadas, foi feita uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental em temas correlatos às políticas públicas culturais voltadas ao audiovisual. A pesquisa qualitativa – baseada na análise do conteúdo de artigos, livros, entrevistas e documentos oficiais – identificou dois principais impasses enfrentados nessa área no Brasil. São eles: o impasse na insuficiência de investimento em internacionalização, em descompasso com o copioso financiamento em produção de filmes para uma potencial ocupação do mercado doméstico; e o impasse pela acanhada articulação entre os princípios e projetos das políticas públicas setorial e externa do país. Os resultados permitem inferir razões por que o Brasil não apresenta um desempenho significativo no comércio internacional em torno do audiovisual; possibilitam ainda extrair novas possíveis explicações para o fato de a audiência brasileira se manter alheia à sustentabilidade da própria produção nacional. Em resumo: para se proteger e promover a cultura brasileira expressa no audiovisual, tornou-se imprescindível integrar políticas públicas que efetivamente qualifiquem e expandam a circulação desses bens e serviços culturais para além do Brasil, por meio da internacionalização.

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