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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ATITUDE FRENTE A PARTICIPAR DE UM TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS COM BASE NA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO (TCP) Autor: GUILHERME ABRANCHES SUCUPIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JEAN CARLOS NATIVIDADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47209
Catalogação: 23/03/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47209@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47209@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47209
Resumo:
Título: ATITUDE FRENTE A PARTICIPAR DE UM TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS COM BASE NA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO (TCP) Autor: GUILHERME ABRANCHES SUCUPIRA
Nº do Conteudo: 47209
Catalogação: 23/03/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47209@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47209@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47209
Resumo:
O treinamento de habilidades sociais (THS) pode contribuir de forma significativa
para o desenvolvimento das pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional. As
atitudes das pessoas frente a participar de um THS revelam o quanto elas são
favoráveis a esse treinamento e juntamente com normas subjetivas e percepção de
controle, podem explicar o comportamento de realizar efetivamente um THS. O
objetivo desse estudo foi elaborar e buscar evidências de validade de quatro escalas
para aferir: intenção comportamental, normas subjetivas, percepção de controle e
atitude frente a participar de um THS. Participaram da pesquisa 808 adultos
brasileiros, média de idade de 32,3 anos, 64 por cento mulheres. Os resultados mostraram
instrumentos unifatoriais, com índices psicométricos satisfatórios. A atitude
correlacionou-se positivamente com a intenção de fazer um curso de habilidades
sociais, com cinco das seis dimensões dos valores básicos e com motivação para
aprender. Normas subjetivas e percepção de controle correlacionaram-se
positivamente com intenção comportamental. E intenção comportamental
correlacionou-se positivamente com motivação para aprender. Reuniram-se
diversas evidências de validade que corroboram a adequação dos instrumentos para
aferir os construtos. Ainda, ficou evidenciado que as mulheres e as pessoas que já
tinham participado de um THS mostraram níveis maiores na atitude frente a
participar de um THS. O estudo aponta para possibilidades de uso dos instrumentos
em ambientes acadêmicos e organizacionais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |