$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA QUALIDADE DE VIDA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: OLHARES EXPLORATÓRIOS DA PROFESSORA E DOS SEUS ALUNOS
Autor: ALINE MONTEIRO DOS SANTOS DE AZEREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47059
Catalogação:  12/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47059@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47059@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47059

Resumo:
O objetivo deste estudo é buscar entendimentos acerca do que acontece no rico ambiente de sala de aula, mais especificamente, da sala de aula de inglês de uma escola municipal do Rio de Janeiro na qual trabalho. Nesta busca, tive como intenção trabalhar para entender o objetivo de alunos irem à escola e às aulas de inglês na referida escola municipal. O presente trabalho se insere nas áreas da Linguística Aplicada Contemporânea (RAJAGOPALAN, 2006), e da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 1991-2006), sendo assim, a arquitetura teórica ilustra a importância da pesquisa com base na prática docente cotidiana, na qual uma aula por mim ministrada proporcionou a oportunidade de gerar dados e a possibilidade de produzir a presente pesquisa. Os dados analisados são as respostas dos alunos obtidas a partir de duas Atividades Reflexivas de Potencial Exploratório (ARPE), nas quais foi questionado o propósito dos alunos irem à escola e às aulas de inglês e a partir da entrevista semi-estruturada desenvolvida com o grupo focal. Nesse cenário, além do Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), que desempenha papel de destaque no processo de análise dos dados, tive a oportunidade de desenvolver, com a reunião de grupo focal (ANGROSINO, 2009), uma tarefa na qual pude revisitar dados gerados dois anos atrás, o que possibilitou a mim e aos alunos refletir acerca das emoções e crenças vividas naquele ano. Os entendimentos situados mostram o afeto na relação entre alunos e entre alunos e a professora, assim como avaliações de afeto, julgamento e apreciação que permearam o meu discurso como professora-moderadora e o dos alunos durante a reunião de grupo focal.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui