$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ATLAS DO AUDIOVISUAL ESCOLAR, TERRITÓRIOS DA MOSTRA GERAÇÃO: RIO DE JANEIRO, 2000 A 2014
Autor: BEATRIZ MOREIRA DE AZEVEDO PORTO GONCALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46796
Catalogação:  11/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46796@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46796@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46796

Resumo:
Com uma perspectiva estética, filosófica e antropológica, a tese ora apresentada propõe atenção especial à produção audiovisual realizada em instituições formais de ensino, procurando perceber uma imagem dialética da educação a partir de uma seleção de 251 vídeos produzidos em escolas do estado do Rio de Janeiro e exibidos no segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, a Mostra Geração, entre os anos de 2000 e 2014. Entendendo a noção benjaminiana da dialética das imagens como dinâmica que conflagra uma experiência, a constituição de um olhar crítico que observa a imagem e que também é afetado por ela, a autora acredita que as imagens nos levam a experimentar um tipo diferenciado de conhecimento. Deste ponto de vista, portanto, surge a relevância de tentar, dentro do contexto acadêmico, uma aproximação sensível (estética) com a escola, para enriquecer as reflexões, a ciência e a imaginação sobre as instituições sociais de formação. Dividida em três fases, a pesquisa teve como principal objetivo testar uma combinação de estratégias da arte, da filosofia e das ciências sociais na produção de conhecimento para o campo da educação. Após uma categorização básica do material empírico com o auxílio de um software de análise quantitativa (ATLAS.ti), a pesquisadora segue um percurso analítico aberto por sua apropriação pessoal dos escritos de Georges Didi-Huberman. A segunda fase, que se desenvolveu concomitantemente às demais, é uma experiência estética/criativa de edição de partes dos audiovisuais escolares, utilizando a montagem como método investigativo e reflexivo para compor um instrumento de consulta que atendesse adois objetivos adicionais: a) compreender e estranhar a imagem de escola partilhada nos vídeos; b) conceber imagens-pensamento com e a partir dos planos que a escola põe em circulação. Em um terceiro momento, a autora produz um discurso como método de desconstrução de um ponto de vista e de (re)constituição de um outro olhar-saber, uma tese, sobre a aparição da escola no material construído. O Atlas do Audiovisual Escolar, Territórios da Mostra Geração: Rio de Janeiro, 2000 a 2014, composto por um filme e um ensaio, reflete paixões e inquietações; emoções e sonhos despertados no encontro com a amostra do imaginário audiovisual escolar abordado. Violência, drogas, corrupção, poluição, mídias e inovação são os problemas que ocupam a imagem de escola formada. Conclui-se que encarar o audiovisual escolar com responsabilidade é, obrigatoriamente, interrogar imagens que nos olham e imaginar, com as escolas, novas imagens por vir.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui