XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO PROJETADA NO DISCURSO DE CHINESES E DE BRASILEIROS: SIMULACROS CULTURAIS Autor: RAFAELA ARAUJO JORDAO RIGAUD PEIXOTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LIANA DE ANDRADE BIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46786
Catalogação: 10/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46786
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO PROJETADA NO DISCURSO DE CHINESES E DE BRASILEIROS: SIMULACROS CULTURAIS Autor: RAFAELA ARAUJO JORDAO RIGAUD PEIXOTO
Nº do Conteudo: 46786
Catalogação: 10/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46786@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46786
Resumo:
A pesquisa empreendida baseou-se em entrevistas, realizadas presencialmente no
Brasil ou a distância por Skype, e em conhecimento compartilhado, para analisar discursos
de brasileiros que convivem ou conviveram com chineses, e de chineses professores de
mandarim que moram no Brasil, a fim de investigar a expressividade dialógica decorrente de
simulacros culturais, por meio da identificação de elementos de avaliação projetada no
discurso de chineses e de brasileiros em relação à cultura da contraparte. Sob a égide dos
pressupostos enunciados por Bastos e Biar (2015), Biar (2015), Riessman (2008), Pastor e
De Fina (2005), Cortazzi e Jin (2001), Cavan (2006) e Said (1990). Os dados gerados
buscaram promover reflexão sobre o processo de avaliação acerca da população chinesa,
com base na apreciação de recortes narrativos. Para tanto, foram delimitados como objetivos
gerais (a) analisar a projeção identitária refratada no discurso de um grupo de professores
chineses no Brasil, em relação à interação com brasileiros, e (b) analisar a projeção identitária
refratada no discurso de um grupo de brasileiros, em relação à interação com chineses; e
como objetivos específicos (a) identificar recursos macro e microdiscursivos caraterísticos
do discurso de migrantes, (b) classificar padrões avaliativos no discurso de chineses e de
brasileiros, em narrativas sobre situação de migração e (c) categorizar elementos de
simulacros culturais subjacentes às expressividades dialógicas enunciadas. Nesse sentido, o
discurso foi examinado com base nos processos de avaliação de Cortazzi e Jin (2001), acerca
de avaliação na narrativa, avaliação da narrativa e avaliação por meio da narrativa, a
fim de investigar como as identidades foram projetadas. Como resultado, foi observado que
o processo avaliativo ocorre sobretudo por meio de modalização, na narrativa, e de forma
performática, por meio da narrativa, mediante expectativas interculturais (CAVAN, 2006;
SAID, 1990), que geram identidades refratadas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |