$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: CASA NORDSCHILD E A FORMAÇÃO DA ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL
Autor: SYLVIA DE SOUZA E SILVA RIBEIRO COUTINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4675
Catalogação:  19/03/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4675@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4675@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4675

Resumo:
A Casa Nordschild (1931), primeira obra do arquiteto Gregori Warchavchik no Rio de Janeiro, ocupa, na história da arquitetura moderna brasileira, um lugar que oscila entre a memória e o esquecimento. Apesar de constantemente citada, ela nunca foi objeto de um estudo minucioso. Através do levantamento e análise de diversos discursos de memória sobre a inauguração e exposição dessa casa, revelam-se questões significativas a respeito do processo de formação da nova arquitetura no país. A Casa Nordschild é o ponto de interseção de diferentes trajetórias que formam uma ampla rede de relações caracterizada pela troca de experiências e informações de diferentes matizes, contribuindo para a diversidade das leituras e realizações vinculadas ao racionalismo arquitetônico. Situada no percurso de formação do movimento modernista - entre a Casa da Vila Mariana (1928) de Warchavchik, a primeira obra moderna do país, e o projeto do Ministério da Educação e Saúde Pública (1936), o marco oficial da implantação da nova concepção - a Casa Nordschild insere-se num período crucial para afirmação dos novos ideais construtivos, materializando, no quadro da cultura local, uma das visões mais estruturadas do moderno. Ao mesmo tempo ela é uma representação simbólica que coloca em pauta o tema do encontro cultural. Este, por sua vez, enseja uma dinâmica de interação que reflete, de um modo geral, a própria dinâmica da cultura local, marcada pelo caráter plural de sua constituição. Tal interação abre um amplo campo de possibilidades para o processamento de novas associações e sínteses, configurando, dessa forma, a contribuição particular e significativa da arquitetura moderna brasileira.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui