$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A ESCOLARIDADE EM CICLOS: PRÁTICAS QUE CONFORMAM A ESCOLA DENTRO DE UMA NOVA LÓGICA - A TRANSIÇÃO PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI
Autor: CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4376
Catalogação:  13/01/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4376@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4376@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4376

Resumo:
Esse estudo apresenta as repercussões que a organização da escolaridade em ciclos introduz no interior das escolas, tanto para as práticas de gestão, organização e funcionamento do espaço escolar, como para as práticas dos professores no exercício de sua profissão. O estudo sustenta a argumentação de que a experiência dos ciclos conforma a escola dentro de uma nova lógica. Defende que as mudanças para um real funcionamento da escola em um sistema de ciclos entram em conflito com a cultura da escola, cuja concepção de escolarização, de tempo e espaço escolares coadunam com a lógica da escola seriada. A mudança provoca desestabilização nos habitus dos agentes envolvidos no processo educativo e faz com que a escola transforme-se em um espaço de tensão e conflito, tanto entre os docentes quanto em relação aos alunos e suas famílias. Para tecer tais argumentos, a pesquisa desenvolve-se a partir de análise documental, revisão de literatura, análise dos questionários contextuais dos professores com os resultados do SAEB 2001 e trabalho de campo, realizado a partir de observações, entrevistas e aplicação de questionário em uma unidade escolar da rede municipal de ensino de Niterói/RJ. A tese apresenta: o histórico da inserção dos ciclos na educação brasileira; as discussões teóricas que servem como base de sustentação para a transformação da escola seriada em escola de ciclos; a análise dos dados quantitativos recolhidos nos questionários do SAEB que proporcionaram captar as repercussões da implantação dos ciclos no contexto do Brasil, região sudeste e Rio de Janeiro; as repercussões trazidas pela política de ciclos no município de Niterói, estendida para todo o Ensino Fundamental, a partir da análise dos documentos da secretaria de educação, bem como do funcionamento de uma unidade escolar organizada em sistema de ciclos e as implicações que daí decorrem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE TABELAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui