$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Autor: GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4142
Catalogação:  18/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142

Resumo:
Nosso trabalho teve por finalidade analisar como se manifesta a interação teologia/educação nas atividades e procedimentos da escola católica. Para isto, localizamos escolas católicas que possuíam teólogos inseridos em suas equipe profissionais ou que tenham tido assessoria de teólogos durante um certo tempo. Interessava-nos saber como é percebida a presença do bacharel de teologia no cotidiano escola. Por outro lado, também procuramos perceber se o tema da escola em pastoral evidenciado pela linha da Educação para a Justiça e para a Liberdade era, ainda, uma proposta em vias de consolidação ou após 35 anos de seu anúncio tornou-se algo ultrapassado. Para cumprir o nosso objetivo, realizamos entrevistas semi- estruturadas com as direções, os professores de religião e teólogos que trabalham em escolas católicas; além de termos estudado os documentos das escolas (projetos políticos- pedagógicos, regimentos etc). Constatamos que há novos desafios a serem respondidos pela escola católica que deseja atuar em pastoral, dentre eles: o pluralismo religioso, o secularismo e a nova estrutura familiar. À nova problemática da escola católica a teologia, através da figura do bacharel, tem muito a colaborar. Os/as teólogos presentes nos diferentes colégios católicos que pesquisamos têm trabalhado em permanente diálogo com os setores pedagógicos, facilitando a real construção de uma comunidade educativa. Esta realidade, leva-nos a acreditar na fecundidade do diálogo entre a teologia e a educação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui