$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OS IMPACTOS SUBJETIVOS DA INTERNET: REFLEXÕES TEÓRICAS E CLÍNICAS
Autor: CARLA FARIA LEITAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA MARIA NICOLACI DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4122
Catalogação:  13/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4122@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4122@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4122

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo examinar os impactos da difusão da Internet sobre o campo da psicologia clínica e, em particular, sobre as práticas psicoterápicas da atualidade. Para tanto, é feita, inicialmente, uma discussão teórica sobre as transformações em curso no contexto de produção científica contemporâneo, à luz do recente desenvolvimento das tecnologias digitais e, em especial, da Internet. Em seguida, a discussão concentra-se especificamente no contexto da psicologia clínica, no recente interesse desta área pelo estudo dos impactos subjetivos da Internet e no exame da produção a este respeito. Dado que esta produção é composta quase que exclusivamente de pesquisas empíricas e não contempla os efeitos da Internet sobre as práticas clínicas, o trabalho de campo da presente tese visou investigar esta lacuna. Em outras palavras, foi realizada uma pesquisa qualitativa junto a 16 psicoterapeutas com o objetivo de conhecer o que estes têm a dizer sobre a chegada da Internet aos seus consultórios. Os principais resultados obtidos podem ser divididos em dois grupos. O primeiro diz respeito a indicadores clínicos que, da ótica dos terapeutas entrevistados, apontam para impactos subjetivos sofridos pelos pacientes-usuários da Rede. São eles: o prazer no uso da Internet, a sensação de onipotência que experimentam, as novas formas de se relacionarem com o corpo, as diferentes formas de excesso às quais se expõem e as novas formas de controle exercidas por meio dos registros que a Rede disponibiliza. Já o segundo grupo de resultados refere-se aos impactos da Internet sobre os próprios terapeutas, ou seja, às suas reações frente à chegada da Internet aos consultórios e à desorientação que experimentaram diante das novas questões clínicas colocadas em cena pelas aventuras on-line de seus pacientes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui