$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PODERIA ME DIZER, POR FAVOR, QUE CAMINHO DEVO TOMAR PARA SAIR DAQUI? BALINT E WINNICOTT, HERDEIROS DA CLÍNICA FERENCZIANA
Autor: FERNANDA PACHECO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  OCTAVIO ALMEIDA DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4061
Catalogação:  31/10/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4061@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4061@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4061

Resumo:
O presente trabalho procurou investigar a presença, em Michael Balint e Donald Winnicott, do legado ferencziano. Para tanto, procedeu-se inicialmente a um mapeamento da discussão sobre a questão das relações objetais em psicanálise, com ênfase na perspectiva do chamado Middle Group (Independentes Ingleses),realizando uma passagem pela história da Sociedade Britânica de Psicanálise e especialmente pela polêmica, após a morte de Freud, gerada por divergências teóricas entre sua filha Anna e Melanie Klein. No debate em torno da herança freudiana, aquele grupo foi assim chamado exatamente por posicionar-se entre os anna-freudianos e os kleinianos. Dois de seus expoentes foram o objeto principal desse estudo: Winnicott e Balint. Na medida em que se procurou demonstrar a sua descendência de Ferenczi, abordaram-se as contribuições teórico-clínicas a respeito do trauma, após uma breve incursão pelo texto freudiano do trauma à fantasia. De Balint destacaram-se o conceito de amor primário, a problemática da falha básica e a sua abordagem através do conceito de novo começo. De Winnicott trabalhou-se as contribuições sobre o desenvolvimento emocional primitivo, sobretudo no que concerne à valorização do ambiente e da agressividade. Além disso, pesquisou-se a patologia do falso self e a conceitualização sobre a regressão.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui