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Título: FABRICANDO VERDADES (IN)CONVENIENTES: JEAN MANZON E SEUS MODELOS DE CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA
Autor: JULIANA VICTORIA MILARE CORREA DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LARISSA ROSA CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 40099
Catalogação:  28/06/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40099@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40099@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.40099

Resumo:
Essa dissertação tem o objetivo de analisar a trajetória profissional de Jean Manzon, de modo a tentar compreender as particularidades de seu discurso e de sua estética produtiva. Considerado um dos maiores cineastas em atividade no Brasil, nos anos de 1950 e 1960, o francês Manzon possuía um acervo estimável de curtas-metragens; muitos deles produzidos sob encomenda. Devido ao prestígio alcançado junto a políticos, empresários e figuras públicas, seu material audiovisual era visto como instrumento de divulgação de promessas, realizações e premissas ideológicas. Além de problematizar a respeito do estilo narrativo e imagético de seu trabalho, esta pesquisa também abarca questões relacionadas à conduta de Manzon enquanto publicitário das ideias defendidas em seus filmes. Sua suposta militância em relação ao IPÊS e suas preferências pessoais, manifestadas a partir dos acordos firmados com seus parceiros, norteiam um dos debates centrais deste estudo.

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