$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CRENÇAS: UM PORTAL PARA O ENTENDIMENTO DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor: ELISANGELA FERREIRA OLIVEIRA LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3989
Catalogação:  09/10/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3989

Resumo:
Segundo a literatura na área de ensino e aprendizagem, o sistema de crenças (SC) dos professores constitui importante mecanismo para o entendimento da prática pedagógica. Pesquisá-lo e descobrir as raízes que o originaram significa entender o porquê das ações dos professores em sala de aula. Nesta dissertação, podemos investigar: (a) o SC de uma professora de inglês como língua estrangeira; (b) a relação entre este sistema, a prática pedagógica e a identidade da professora-sujeito; (c) a estabilidade deste sistema ao longo do tempo. Para fazê-lo, observamos 10 aulas da professora-sujeito e realizamos entrevistas informais utilizando uma abordagem predominantemente interpretativista para a análise de dados. Confirmando estudos anteriores, os resultados mostram que o SC da professora-sujeito começou a ser formado quando esta aprendia a língua inglesa, e foi sendo refinado pela experiência docente, pelos cursos de aperfeiçoamento e de especialização, permanecendo, no entanto, relativamente estável. Enfim, nossa análise indicou que a prática da professora-sujeito tem estreita relação com o SC, que a delineia e é por ele delineada de forma singular.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
ANEXOS A E B  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui