$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ADULTOS, SMARTPHONES E CRIANÇAS PEQUENAS: UM ESTUDO SOBRE FAMÍLIAS MIDIATIZADAS
Autor: JACQUELINE SOBRAL MESQUITA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 39863
Catalogação:  26/06/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39863@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39863@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39863

Resumo:
Esta tese investiga a presença das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial o smartphone, em um grupo de famílias compostas por mãe, pai e crianças pequenas no Rio de Janeiro, em diálogo com investigações realizadas principalmente em outros países, devido à carência de estudos empíricos desse tema no Brasil. De julho a dezembro de 2017, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com 10 famílias, com crianças de 3 a 6 anos, da qual participaram, ao todo, 17 adultos e 14 crianças. A análise dos dados indica uma ubiquidade da tecnologia móvel no dia a dia de pais e filhos, com o uso frequente e diário do dispositivo. Teorias como a da domesticação de Silverstone, da ecologia dos meios, de McLuhan e Postman, e de mediação, de Martín-Barbero são exemplos de conceitos que foram utilizados para amparar a análise macro e microssocial que este estudo se dispõe a fazer. A reconfiguração das relações familiares que vem ocorrendo desde o século XX e o enfraquecimento da presença da autoridade parental como um dos fatores determinantes da separação entre mundo adulto e mundo da criança, cenário intensificado pela presença da tecnologia móvel, fazem parte da reflexão. Entre os resultados do estudo empírico, estão a predominância da estratégia familiar de mediação restritiva de tempo da interação das crianças com as TIC e a frequente utilização desses dispositivos pelos pais como babás eletrônicas dos filhos, em descompasso com um discurso de preocupação com o excesso de uso dessas tecnologias pelas crianças – elas estão usando esses equipamentos cada vez mais cedo e sem supervisão adulta. A pesquisa mostra também que, alheias a essa discussão, as crianças mesclam objetos tradicionais e dispositivos tecnológicos em suas brincadeiras, embora não chamem os smartphones de brinquedos, um indício de que o dispositivo ganhou uma nova dimensão simbólica nas relações familiares.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui