$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: SOLUÇÃO APROXIMADA DO COMPORTAMENTO DA PRESSÃO EM TESTES DE INJETIVIDADE COM VAZÃO VARIÁVEL
Autor: MAIRA FORTES BONAFE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - ORIENTADOR
ABELARDO BORGES BARRETO JR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 38003
Catalogação:  14/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38003@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38003@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38003

Resumo:
Os testes de formação são uma operação realizada com o objetivo de identificar os fluidos, determinar os parâmetros de reservatório associados à produtividade e avaliar a extensão da jazida. Para executar o teste, o poço é completado temporariamente para permitir a produção dos fluidos de forma segura, e o intervalo a ser testado é isolado e um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço é estabelecido, forçando os fluidos da formação a serem produzidos. A busca por uma forma de substituir os testes de produção tradicionais, evitando a queima de gás natural e o aumento da segurança operacional, somada ao fato de completações de poços injetores de água na zona produtora de óleo ser uma prática comum do desenvolvimento de campos marítimos, levaram os testes de injetividade a ter um importante papel no gerenciamento dos reservatórios desses campos. Embora os métodos de análise de fluxo monofásico com pequena compressibilidade sejam bem documentados na literatura, soluções bifásicas e métodos de análise ainda precisam ser desenvolvidos. Nessa dissertação, é proposta a modelagem do problema de testes de injetividade com vazão variável, utilizando soluções analíticas aproximadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui