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Título: INFLUÊNCIA DO ESTOQUE DE PETRÓLEO NA DURAÇÃO DA ESTADIA DE NAVIOS PETROLEIROS EM UM GRANDE TERMINAL AQUAVIÁRIO
Autor: PERCIO PEREIRA FERRER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EUGENIO KAHN EPPRECHT - ORIENTADOR
GUSTAVO SOUTO DOS SANTOS DIZ - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 37603
Catalogação:  04/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37603@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37603@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37603

Resumo:
A empresa petrolífera estudada define a meta para o estoque total de petróleo utilizando inúmeros fatores, porém não considera em sua metodologia os custos despendidos no transporte marítimo. Durações de estadia acima do padrão geram custos adicionais substanciais no processo de movimentação de petróleo e o conhecimento dos fatores que afetam a estadia pode auxiliar na identificação das ações que devem ser tomadas para redução dos custos. Desta forma, com o propósito de contribuir para a redução dos custos de transporte marítimo, o objetivo do trabalho é verificar a dependência entre a estadia de navios em um grande terminal da empresa e outras variáveis da cadeia de suprimentos. Os dados históricos de estadia de navios, estoque, produção, refino, venda e compra de petróleo, nos anos de 2016 e 2017, foram obtidos dos sistemas internos da companhia, e foram avaliados estatisticamente. A regressão que melhor explicou a quantidade de navios aguardando atracação no terminal estudado conteve como variáveis independentes o estoque total da empresa, o refino, o estoque de petróleo dos terminais e refinarias atendidas pelo terminal estudado e o valor da quantidade de navios aguardando atracação no período anterior. Utilizando a equação do modelo selecionado, é constatado que elevações no estoque total de petróleo provocam um aumento no custo de estadia 11 porcento maior que o aumento do custo financeiro do estoque. Assim, com base nos resultados obtidos, esse trabalho propõe que o impacto do nível de estoque na estadia dos navios deve ser considerado no cálculo do estoque meta, o que trará ganhos de dezenas de milhões de dólares ao ano para a empresa estudada.

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