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Título: TELEVISÃO, IDEOLOGIA E VIOLÊNCIA: A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO NAS FICÇÕES SERIADAS
Autor: ANDREI MAUREY DE MUSACCHIO LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36319
Catalogação:  28/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36319@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36319@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36319

Resumo:
Televisão, Ideologia e Violência: A Reprodução das Relações de Dominação nas Ficções Seriadas é uma dissertação que percebe a evidente força e espaço ocupado pela mídia na vida social de todos os indivíduos. Os grandes conglomerados midiáticos produzem mercadorias na forma de entretenimento e/ou informação. Como esses produtos audiovisuais são difundidos em larga escala, visando primordialmente o lucro, acreditamos ser razoável indagar: suas formas simbólicas carregam conteúdos ideológicos? De que maneiras elas sustentam relações de dominação? Há interesses por trás dessas grandes empresas em atuar a favor da manutenção do status quo? Para respondê-las, torna-se fundamental o exercício da crítica, pois através dela, obtemos informações precisas acerca das formas simbólicas veiculadas pela mídia, desvelando os interesses defendidos pela elite dominante. Segundo John Thompson, a ideologia pode ser veiculada pelo sentido presente nas formas simbólicas, podendo ser ele atribuído para estabelecer e sustentar relações assimétricas de poder. Além disso, segundo Noam Chomsky, a produção do consenso é a obtenção da concordância do povo a respeito de assuntos os quais ele não estava de acordo por meio de propaganda política. Sendo assim, com o objetivo de demonstrar esse processo de solidificação do imaginário sociocultural, selecionamos quatro ficções seriadas brasileiras do século XXI, sob o eixo temático da cidade do Rio de Janeiro, cujas formas simbólicas reproduzem relações assimétricas de poder, utilizam a violência subjetiva para produzir um consenso e, com isso, justificar e legitimar a ordem social estabelecida, relegando a violência objetiva a um patamar de pura naturalidade, escamoteando suas verdadeiras raízes capitalistas.

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