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Título: ENTRE ESTE E O OUTRO MUNDO: INICIAÇÃO, CURA E COTIDIANIDADE NA PRÁTICA RELIGIOSA DE MÉDIUNS UMBANDISTAS
Autor: JANDERSON BAX CARNEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA MARIA GIACOMINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36312
Catalogação:  28/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36312@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36312@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36312

Resumo:
Este trabalho visa analisar as práticas e percepções de médiuns umbandistas, religiosos considerados portadores de um dom para a comunicação com os orixás e entidades, as potências espirituais cultuadas nos terreiros de Umbanda. De viés etnográfico, esta pesquisa prima pela dimensão intersubjetiva do trabalho antropológico, lançando mão da exploração qualitativa dos dados empíricos. Estes, por sua vez, foram levantados a partir de dois procedimentos básicos: a observação participante e a realização de entrevistas semiestruturadas entre médiuns de dois centros de culto, ambos situados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A partir do exame das trajetórias dos interlocutores, o enfoque desta abordagem recai sobre as suas experiências sensíveis em torno de três aspectos: iniciação, práticas curativas e vida cotidiana. Cabe destacar que o transe de possessão constitui a linguagem fundamental de construção do sagrado no conjunto de práticas religiosas umbandistas. Afinal, a materialização dos entes espirituais cultuados na Umbanda se dá, primordialmente, a partir de um fenômeno conhecido como incorporação, isto é, a descida dos guias espirituais sobre os corpos dos iniciados. Estes, portanto, são especializados na realização de passagens, experimentando sucessivos deslizamentos do eu. Ademais, inúmeras outras experiências sensoriais marcam o encontro, nem sempre desprovido de tensões, entre os homens e os seres sagrados, como as vidências e pressentimentos. Isso posto, a tese atenta para a dimensão experiencial da religiosidade, salientando o estatuto conferido ao corpo e as emoções na construção do universo fenomenológico dos umbandistas. Trata-se, em última análise, de um esforço reflexivo debruçado sobre uma forma de ser e estar no mundo assentada sobre interpretações marcadamente sensoriais e corporais do sagrado.

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