$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: COLLABORATIVE DESIGN AND INCLUSIVE PRINCIPLES: MULTIPLE WAYS OF MEDIATION IN THE RELATIONSHIP OF PERSON WITH AUTISM
Autor: DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ADVISOR
Nº do Conteudo: 35954
Catalogação:  28/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35954

Resumo:
This qualitative and interpretive thesis investigates design methodologies that support projects that promote the development of social interactions and communications patterns amongst autistic people. It is highlighted the fact that collaborative design methodology, calm technology and Universal Design for Learning principles, when applied to projects for autistic people, potentialize multiple ways of communication and expression. As methodological path, were used participatory observation of an autistic kid in a classroom and testimonials from teachers, terapeuts and mediators who participated in a workshop. The research proposes procedures that can help designer and educators in project development and in the information system and object mediation management in both formal and informal learning environments. The importance of design methodologies that include the autistic person in its potential is a reflection topic. It is concluded that designers can have an active participation in situations that impact society, once they go beyond the development of technical expertises for problem solving, they actually conceive sense making methodologies that foster social interactions. In this sense, an emphasis is made in the education and design intertwinedness in the development of principles and methodologies that strengthen autistic people s singularities, aiming to the diminishment of communication barriers and the consolidation of educational and social inclusive practices.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui