$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: METÁFORAS DO TELEJORNAL: ORALIDADE E NARRATIVA
Autor: CLAUDIO HENRIQUE BRANT CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35466
Catalogação:  29/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35466@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35466@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35466

Resumo:
O presente estudo descreve o uso de metáforas, de expressões da oralidade e de recursos narrativos, no telejornal brasileiro Jornal Nacional. Através da análise de sete programas, o estudo se dedica a verificar em que medida as metáforas encontradas compõem a narrativa, e em que medida estas metáforas aproximam o discurso da linguagem oral. Sugerimos uma relação sistemática entre a oralidade e a criação de intimidade e familiaridade, que dariam credibilidade ao telejornal. Este estudo também explora os recursos da narrativa que ajudam na sua coerência textual, tanto quanto na construção de um conjunto de crenças sociais, possíveis de se verificar no uso da linguagem. O estudo ainda aponta para um recurso narrativo cada vez mais comum no gênero telejornalístico, que é o cruzamento semiótico entre texto e imagem em determinados tipos de reportagens, nas quais o texto se refere a um objeto no sentido simbólico, metafórico, enquanto a imagem mostra este objeto no sentido literal, recurso discursivo que evidencia a consciência do jornalista no processo narrativo, o hibridismo com os gêneros poético e publicitário, e testemunham a ampliação de possibilidades narrativas do telejornal atual, idéia que norteia este trabalho. Ao final, apresentamos uma classificação das metáforas que poderiam ser consideradas as metáforas cotidianas do telejornal - e, portanto, da nossa vida social.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, LISTAS, SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui