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Título: O PAPEL DA ENGENHARIA DE MARKETING NO SUPORTE ÀS DECISÕES GERENCIAIS: APLICAÇÃO DE UM MODELO PARA MAPEAR A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor: ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3545
Catalogação:  29/05/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3545@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3545@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3545

Resumo:
O correto posicionamento de produtos e serviços no mercado competitivo é fator fundamental para que as escolhas estratégicas sejam feitas a fim de proporcionar à empresa uma vantagem competitiva. A qualidade da decisão está intrinsecamente ligada à qualidade das informações que a suportam. Modelos de marketing melhoram a qualidade dessas e proporcionam rapidez na tomada de decisões. O ponto central desta pesquisa foi compreender como os indivíduos visualizam produtos e serviços e em vista disso encontrar um procedimento capaz de representar a imagem que os consumidores formam, de modo que se pudesse desenvolver um modelo que auxiliasse os gestores na tomada de decisões. Para atingir os objetivos traçados, foram pesquisados que tipos de modelos seriam capazes de representar estas percepções. Estes são chamados de mapas de percepção. Entre as diferentes metodologias encontradas, optou-se por escolher a análise de fatores como técnica para geração desses mapas. Utilizando os cursos de mestrado em administração da cidade do Rio de Janeiro como objeto de pesquisa e como amostra os candidatos a esses cursos, foi possível avaliar o modelo proposto chegando-se à conclusão de que ele é capaz de atingir os objetivos traçados. Apesar do modelo, após a redução de fatores, ter explicado apenas 58,7% de variância, os resultados obtidos foram relevantes a ponto de fornecer informações importantes para compreensão deste tipo de serviço. Além do mais, se mostrou adequado, podendo ser utilizado como uma ferramenta robusta para auxiliar os gestores no processo decisório em outros tipos de bens e serviços.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRAD., RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE TABELS, DE FIGURAS , DE GRÁFICOS  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CONCLUSÃO  PDF  
BIBLIOGRAFIA  PDF  
ANEXOS  PDF  
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