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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE PRÉ-ESCOLARES Autor: MARIA CLARA VELOSO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
HELOISA VEIGA DIAS ALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35072
Catalogação: 13/09/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35072@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35072@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35072
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE PRÉ-ESCOLARES Autor: MARIA CLARA VELOSO DE OLIVEIRA
HELOISA VEIGA DIAS ALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35072
Catalogação: 13/09/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35072@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35072@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35072
Resumo:
O entendimento de que o desenvolvimento infantil acontece de maneira dinâmica entre fatores biológicos e ambientais sugere que essa fase constitui um período flexível, que pode ser aprimorado através de intervenções. Desta maneira, crianças em idade pré-escolar são simultaneamente vulneráveis às influências do meio e capazes de se beneficiar com intervenções precoces, apontando para a importância do estudo do desenvolvimento cognitivo nesta etapa da vida. Na literatura, as funções executivas são apresentadas como habilidades cognitivas flexíveis, necessárias para a adaptação do ser humano frente às novas situações, articuladas àquelas ações necessárias para alcançar determinado objetivo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica referente aos estudos que investigam os estágios iniciais do desenvolvimento destas funções e, a partir disto, elaborar uma proposta para medir as funções executivas de crianças em idade pré-escolar, apontando os benefícios dessas investigações para a área do desenvolvimento infantil. A partir da revisão de literatura, verificou-se a necessidade de publicações nacionais visando à adaptação e validação de instrumentos de avaliação neuropsicológica direcionados às etapas iniciais do desenvolvimento no ciclo vital. O presente estudo apresenta uma ferramenta alternativa que sirva de instrumento para a investigação destas funções ainda na primeira infância.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |