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Título: PROVA DE CARGA INSTRUMENTADA EM UM CAIS APOIADO SOBRE ESTACAS
Autor: ERIC ARTHUR DE FREITAS PENEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PEDRICTO ROCHA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34995
Catalogação:  04/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34995@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34995@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34995

Resumo:
Esta dissertação apresenta os dados de um teste de carga instrumentado em um cais, enfatizando a importância da instrumentação de campo para melhor compreender o comportamento da estrutura durante o teste. Dentro desta abordagem, foi realizada uma revisão sobre o comportamento de grupo de estacas, direcionada à influência do espaçamento entre estacas na interação entre as mesmas, e da rigidez do bloco na distribuição de carga entre as estacas, no fator de segurança das mesmas e das distorções angulares do bloco. Em seguida, foram descritas as características geométricas e geotécnicas do cais testado, e foram apresentadas as características da instrumentação utilizada, composta por extensômetros elétricos, eletroníveis e nível topográfico, desde sua montagem e calibração, até a sua instalação em campo. Foi destacada a utilização dos eletroníveis, que apesar de pouco utilizados na prática da engenharia geotécnica, são instrumentos versáteis, precisos e podem ser reutilizados. O procedimento do teste de carga foi realizado de modo a simular a situação real da maneira mais próxima da realidade, onde foram monitoradas as deformações em quatro estacas, a rotação e o recalque da laje do cais. A estrutura apresentou bom desempenho durante o teste, com baixo nível de deformação nas estacas, distorção angular desprezível e baixos valores de recalque total e residual.

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