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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FAMÍLIAS E ESCOLAS: AGENTES SOLIDÁRIOS OU SOLITÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA AS NOVAS GERAÇÕES? Autor: MARIA LUIZA CANEDO QUEIROZ DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34583
Catalogação: 30/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34583@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34583@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34583
Resumo:
Título: FAMÍLIAS E ESCOLAS: AGENTES SOLIDÁRIOS OU SOLITÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA AS NOVAS GERAÇÕES? Autor: MARIA LUIZA CANEDO QUEIROZ DA SILVA
Nº do Conteudo: 34583
Catalogação: 30/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34583@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34583@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34583
Resumo:
Partindo da questão proposta no título do trabalho, o presente estudo focaliza as interações que se desenvolvem entre famílias contemporâneas e escolas de ensino fundamental onde os alunos alcançam bons resultados nas avaliações de larga escala. No intuito de identificar e compreender as formas como se combinam as estratégias adotadas em cada uma das duas instâncias socializadoras, esta reflexão prioriza as imbricações e seus desdobramentos em relação à construção da qualidade de ensino disponibilizado aos alunos. A investigação foi direcionada aos estudantes do último ano do ensino fundamental, ocasião em que as famílias já tiveram a oportunidade de vivenciar um relacionamento significativo com a escola dos filhos. Iniciando com a abordagem das famílias dos alunos, o estudo focaliza também as instituições de ensino e discute as relações entre estes dois agentes, analisando os subconjuntos das escolas
públicas e dos colégios privados, com base na perspectiva das homologias. O material empírico estudado abrange um survey direcionado à alunos, pais e professores de oito escolas e vinte e seis entrevistas com pais e gestores escolares de duas unidades de ensino, escolhidas entre aquelas que integraram a amostra do survey, articulando-se assim as perspectivas macro e micro. Além das entrevistas foram observadas reuniões de pais e outros eventos escolares direcionados às famílias, onde a participação dos pais na escola se apresenta mais visível. Referenciado principalmente na obra de Pierre Bourdieu, no âmbito da sociologia da educação, o presente trabalho agrega contribuições da psicologia e da antropologia para ampliar a compreensão do tema. Os resultados da pesquisa apontaram para famílias que, apesar de significativas diferenças sócio-culturais assumem ações empenhadas na condução do processo escolar dos filhos,
porém não se mostram igualmente disponíveis para uma participação mais intensa na escola. Por outro lado, escolas que valorizam a colaboração dos pais e estão abertas ao diálogo face a face mostram maior disposição para escutar do que para fazer mudanças. Os novos espaços de participação franqueados aos pais, embora reconhecidos e valorizados, ainda não parecem ter sido devidamente apropriados pelos agentes educacionais, sinalizando para possibilidades de relações ainda não exploradas.