$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES
Autor: GUILHERME HIROSHI ATSUMI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS COHEN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34437
Catalogação:  16/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34437@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34437

Resumo:
Em tempos de mudanças de paradigmas, a sustentabilidade é assunto recorrente nos noticiários e no meio acadêmico. As universidades, caracterizadas como centros de formação profissional e espaços de diálogos, têm grande responsabilidade na educação para o desenvolvimento sustentável, já que formam grande parte de novos gestores, empreendedores e profissionais liberais. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou medir a percepção de docentes e discentes sobre as ações desenvolvidas para o desenvolvimento sustentável de uma instituição privada de ensino superior do Rio de Janeiro, nas dimensões Campus, Comunidade e Educação. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online, com um total de 758 respostas válidas. Foi também realizada uma entrevista com uma representante da instituição, como forma de conhecer como a universidade se coloca frente ao desafio do desenvolvimento sustentável. O método utilizado para a análise de dados consistiu no uso de análise fatorial e de análise multivariada de variâncias de dados não-paramétricos. Assim, foi possível criar um modelo de hipóteses para testar estatisticamente se fatores como percepção, satisfação e participação em ações para o desenvolvimento sustentável se relacionam. A análise de resultados permitiu observar como os respondentes percebem as ações da universidade nas dimensões do estudo, além de aferir a satisfação com as ações desenvolvidas, a participação em atividades para o desenvolvimento sustentável e atitudes e comportamentos individuais. Também foi realizada uma análise descritiva das respostas coletadas no questionário, que junto com os resultados dos testes e das entrevistas, contribuíram para que os objetivos propostos do trabalho fossem atendidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui