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Título: RETRATOS DA EVANGELIZAÇÃO BATISTA: AS RELAÇÕES ENTRE OS MISSIONÁRIOS BRASILEIROS E A DIVERSIDADE DE SABERES EM MOÇAMBIQUE (1970-2010)
Autor: PRISCILA RODRIGUES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REGIANE AUGUSTO DE MATTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34049
Catalogação:  29/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34049@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34049@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34049

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo central analisar as relações dos missionários brasileiros batistas com a diversidade de saberes moçambicanos durante as missões realizadas pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, em Moçambique entre 1970 e 2010, contexto marcado, principalmente, pelo nacionalismo, a guerra civil/socialismo e a democracia/neoliberalismo. O intuito desse trabalho é mostrar diferentes narrativas e discursos resultados dessas experiências históricas. Desde a instalação da primeira missão na década 1970 até 2010, as interações entre os missionários batistas e os moçambicanos foram intercaladas por discursos da colonialidade e contornos de interculturalidade. Nos primeiros anos, os saberes moçambicanos foram vistos como uma ameaça para a construção do projeto político do pósindependência, marcado pelo ideal de Homem Novo, ou seja, pela construção de uma identidade fundada na homogeneidade cultural. Os saberes das sociedades africanas foram atrelados, então, às concepções essencialistas e estereotipadas, quase sempre, postuladas pelo racismo epistêmico. A partir de 1994 há a emergência da democracia e uma nova narrativa, que alia valorização da diferença e tolerância, é elaborada, ampliando os paradoxos e antagonismos entre saberes cristãos e não-cristãos.

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