$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MATÉRIA ORGÂNICA NATURAL E ANTRÓPICA EM SEDIMENTOS NA RIA DE AVEIRO, PORTUGAL: CARACTERIZAÇÃO COM BASE EM LIPÍDIOS MARCADORES
Autor: JESICA PAOLA RADA ARIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATO DA SILVA CARREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33663
Catalogação:  20/04/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33663@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33663@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33663

Resumo:
A matéria orgânica (MO) sedimentar de origem natural na Ria de Aveiro e no estuário Mondego foi caracterizada usando a composição elementar (C e N) e lipídios biomarcadores (esteróis, n-álcoois e triterpenoides). A contribuição por esgotos foi avaliada através de coprostanol e outros esteróis fecais. Amostras de sedimento superficial foram coletadas em 22 estações ao longo das regiões. Os lipídios biomarcadores foram extraídos, purificação com sílica-gel e analisados por cromatografia em fase gasosa acoplada a espectrometria de massas. O carbono orgânico total (9,94 e 43,00 mg g(-1)) teve uma correlação com o nitrogênio total (r(2) = 0,86). A razão C/N molar (14,34 mais ou menos 1,75) foi um valor típico de MO continental. Existe uma contribuição maior de MO terrestre nas amostras, como mostra as evidencias: a predominância de n-álcoois de cadeia longa (maior ou igual à C22), maior abundancia no somatório de sitosterol, estigmasterol e campesterol sobre outros fitoesterois, como o colesterol e o brassicasterol; e a alta concentração de triterpenoides de plantas superiores, como Beta-amirina e a Alfa amirina. A concentração de coprostanol (0,05 a 16,6 microgramas g(-1)) indicou a presença de esgotos em sete estações localizadas no largo do Laranjo (S4, S5, S6, S7, S10), porto de Aveiro (S14) e no canal de Ílhavo (S16). Os aportes mais significativos foram no largo do Laranjo (S8 e S9) e no porto do Mondego (S19).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui