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Coleção Digital
Título: DEPOIS DA QUEDA: A REPRESENTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL NORTE-AMERICANA NA OBRA TARDIA DE HENRY JAMES (1904-1907) Autor: LUIZA LARANGEIRA DA SILVA MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33121
Catalogação: 27/02/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33121@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33121@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33121
Resumo:
Título: DEPOIS DA QUEDA: A REPRESENTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL NORTE-AMERICANA NA OBRA TARDIA DE HENRY JAMES (1904-1907) Autor: LUIZA LARANGEIRA DA SILVA MELLO
Nº do Conteudo: 33121
Catalogação: 27/02/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33121@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33121@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33121
Resumo:
Esta tese pretende contribuir para compreensão da maneira pela qual Henry James representa a cultura nacional norte-americana, em sua obra tardia. Em 1907, são publicados, sob o título The American Scene, os relatos de sua viagem aos Estados Unidos. A análise deste conjunto de relatos, no contexto da tradição literária norte-americana do século XIX, permite que se reconstitua a imagem construída por seu autor da relação entre indivíduo e sociedade na cultura norteamericana, na virada do século XIX para o XX. A partir dos anos 1820, ensaístas, ficcionistas, sermonistas, poetas e teólogos norte-americanos começaram a identificar o mito etiológico judaico-cristão com o mito fundador da democracia nos Estados Unidos. Inicia-se, deste modo, uma disputa intelectual entre aqueles que pretendiam associar a identidade norte-americana à inocência do Adão antes da Queda e aqueles que a vinculavam à imagem do Adão decaído. A herança desta disputa e o legado literário de autores como Walt Whitman, Ralph Waldo Emerson, Nathaniel Hawthorne, Herman Melville e Henry James Sr., conjugados à experiência cultural europeia, fundamentam a versão alegorizada de Henry James do mito do Adão americano, que constitui a narrativa de seu último romance publicado em vida, The Golden Bowl. A análise combinada deste romance e dos relatos de viagem tem como objetivo compreender a importância simbólica que James atribui às noções de Queda e pecado para o amadurecimento moral e o desenvolvimento da sensibilidade estética nos indivíduos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |