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Título: APLICAÇÃO DE MINERAÇÃO DE PROCESSOS AO DOMÍNIO ACADÊMICO ADMINISTRATIVO
Autor: HAYDÉE GUILLOT JIMÉNEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO LUZ FURTADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32300
Catalogação:  12/12/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32300@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32300@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32300

Resumo:
As instituições de ensino superior mantêm uma quantidade considerável de dados que incluem tanto os registros dos alunos como a estrutura dos currículos dos cursos de graduação. Este trabalho, adotando uma abordagem de mineração de processos, centra-se no problema de identificar quão próximo os alunos seguem a ordem recomendada das disciplinas em um currículo de graduação, e até que ponto o desempenho de cada aluno é afetado pela ordem que eles realmente adotam. O problema é abordado aplicando-se duas técnicas já existentes aos registros dos alunos: descoberta de processos e verificação de conformidade; e frequência de conjuntos de itens. Finalmente, a dissertação cobre experimentos realizados aplicando-se essas técnicas a um estudo de caso com mais de 60.000 registros de alunos da PUC-Rio. Os experimentos indicam que a técnica de frequência de conjuntos de itens produz melhores resultados do que as técnicas de descoberta de processos e verificação de conformidade. E confirmam igualmente a relevância de análises baseadas na abordagem de mineração de processos para ajudar coordenadores acadêmicos na busca de melhores currículos universitários.

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