$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
Autor: LILIAN DE SOUZA CAVALCANTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32002
Catalogação:  14/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32002

Resumo:
A presente pesquisa analisa a configuração do programa educacional Quinta Dimensão, criado por Michael Cole, pesquisador de destaque no campo da psicologia sociohistórico-cultural contemporânea, que promove aprendizagem mediada pelo uso de TIC para o desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência intelectual. Criado, originalmente, nos Estados Unidos, o Programa Quinta Dimensão articula universidades e comunidades e é direcionado a crianças socialmente marginalizadas e com baixo rendimento escolar. Uma característica importante desse programa é sua adaptabilidade às necessidades específicas de cada comunidade de prática. Desse modo, o programa pode ser adaptado em diferentes contextos sociais, linguagens e culturas para atender às demandas locais. O presente estudo analisou a configuração geral do programa e duas de suas adaptações: Programa Dimensão Metacognitiva, implementado pela Rede Sarah, e o programa Cinquena Dimensión, da Casa de Shere Rom, na Espanha. A metodologia utilizada foi, principalmente, análise dos documentos de referência desses programas, em triangulação com: entrevista realizada com a coordenadora do programa da Rede Sarah; entrevista concedida por Michael Cole à professora Zena Eisenberg; e descrição de visita técnica, feita pela pesquisadora, ao Hospital de Reabilitação da Rede Sarah, em Brasília. Na análise documental, identificamos que o Programa Quinta Dimensão apresenta uma estrutura pedagógica definida e delineia a metodologia de implementação, composta por três elementos-chave: tecnologias a serviço do desenvolvimento cognitivo; mediação do par mais capaz e ancoramento cultural. Coerente com a perspectiva sócio-histórico-cultural, o programa é estruturalmente adaptável ao contexto local.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui