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Título: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM NO DOMÍNIO DA SINTAXE E HABILIDADES DE LEITURA
Autor: NOELLE CASTRO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31032
Catalogação:  16/08/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31032@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31032@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31032

Resumo:
Essa dissertação investiga uma possível relação entre comprometimentos no domínio sintático e dificuldades de leitura. Mais especificamente, busca-se verificar se dificuldades na compreensão oral de estruturas altamente custosas – interrogativas QU mais N de objeto (OWH mais N) e relativas de objeto (ORCs) – preveem problemas na compreensão leitora, quando tais estruturas estão envolvidas. 78 alunos (idade média: 12) do sexto ano de três escolas públicas do Rio de Janeiro participaram desse estudo. Suas habilidades sintáticas foram inicialmente testadas. Dois grupos foram criados para participarem dos testes de leitura: com possível comprometimento sintático (SI) (n igual 25) e controle (CT) (n igual 53). Um teste de reconhecimento de palavras e outro de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas foram elaborados e realizados, uma vez que a fluência em leitura requer que dificuldades nessas habilidades sejam superadas. Novos grupos (SI e CT), sem problemas nesse nível, foram definidos (com 12 participantes cada). Dois experimentos foram conduzidos, buscando testar suas habilidades de fluência (velocidade, precisão e prosódia) em leitura com OWH mais N e ORCs em sentenças isoladas (tarefa de identificação de imagens) e no discurso (tarefa de leitura automonitorada). No último caso, o sujeito interveniente foi manipulado quanto à complexidade estrutural (DP completo ou pronome). Um aspecto da prosódia (uso adequado de pitch) distinguiu os grupos, com menor desempenho no grupo SI em ambas as tarefas. Um aspecto da precisão (número de disfluências) também os distinguiu quando as sentenças investigadas foram apresentadas no discurso (mais disfluências no grupo SI). A compreensão foi particularmente afetada quando as sentenças foram lidas isoladamente. Fatores relacionados à escolha lexical, bem como fatores discursivos podem criar demandas diferenciadas para as sentenças no discurso e isso pode ter minimizado efeitos de grupo. O efeito de intervenção foi obtido na direção prevista nas interrogativas QU mais N (OWH mais N), em que uma demanda maior foi observada nas condições de DP completos. Já no caso das relativas de objeto (ORC), um efeito significativo não foi obtido, possivelmente devido a dificuldades na atribuição de força ilocucionária interrogativa às perguntas SIM /NÃO. Uma amostra de sentenças com diferentes estruturas e com pontuação variada foi examinada, a fim de se obter uma análise geral de fluência em leitura. Novamente o pitch é indicativo de comprometimento sintático. Comprometimentos na interface sintaxe-prosódia podem explicar esses resultados.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTULO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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