$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SÃO CARLOS E ESTÁCIO: SAMBA, TRADIÇÃO, MEMÓRIA E TRANSITORIEDADE
Autor: VALTER RODRIGUES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30838
Catalogação:  04/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30838@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30838@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30838

Resumo:
Este trabalho se propõe a discutir e analisar narrativas que constroem parte da história do Rio de Janeiro e, em particular, a constituição da comunidade que se divide entre as memórias do Morro de São Carlos e a tradição criada em torno do bairro do Estácio. Historicamente sem fronteiras significativas, o Estácio e o Morro de São Carlos parecem constituir um só corpo, em que pese o próprio relevo como um possível indicador de fronteira. A tradição de berço do samba, a criação da Deixa Falar, as escolas de samba do alto do Morro e o samba como síntese de tudo produzem uma memória coletiva que não se faz absoluta, mediante reivindicação de parcela da comunidade, pelo reconhecimento de uma suposta memória subterrânea. Da observação de um caráter transitório inerente ao lugar, das relações envolvendo gente, política, geografia, arte e cultura, e tendo a oralidade como fio condutor desta narrativa, o que propõe esta tese é tão somente contribuir com o acervo literário referente ao Morro de São Carlos, ao Estácio, à comunidade desses um só lugar e ao samba, como produto final que os imanta a todos.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui