$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EXPERIÊNCIAS DE ONTEM NA CONSTRUÇÃO DE QUEM SOMOS HOJE: PRÁTICA EXPLORATÓRIA COMO FUNDAMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO E NA PESQUISA
Autor: DIEGO FERNANDES COELHO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30835
Catalogação:  04/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30835@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30835@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30835

Resumo:
A pesquisa que apresento neste trabalho foi motivada por minhas experiências como bolsista de iniciação científica (IC) e como participante de um grupo de pesquisas durante a graduação. Norteado pelo viés ético-teórico e metodológico da Prática Exploratória (PE) (ALLWRIGHT; HANKS, 2009; MILLER, 2012; 2013), seus princípios e seu trabalho contínuo para entender (MILLER et al., 2008), (re)convidei alguns colegas de graduação, hoje professores, a buscarem, junto comigo, entendimentos sobre o puzzle Por que participar do grupo de pesquisa foi tão significativo para mim?. Assim, os momentos que tivemos nos diferentes grupos de pesquisa e de discussão dos quais fizemos parte durante nosso processo de tornar-se professor motivaram e impulsionaram uma calorosa conversa exploratória (MORAES BEZERRA; NUNES, 2013), gerando diferentes pôsteres, os quais organizaram nossa discussão em pequenas apresentações e direcionaram nossa busca por entendimentos. Em nossa discussão, percebemos que aspectos como a Qualidade de Vida (ALLWRIGHT, 2008; MILLER, 2010), o Afeto (ZEMBYLAS, 2003; 2005) e a Socioconstrução de Identidade(s) (MOITA LOPES, 2001; BASTOS, 2004; 2005) se apresentaram como de grande relevância em nossa formação e como elementos que devem ser observados e discutidos na formação de professores. Eles, ainda, nos proporcionaram construir inteligibilidade(s) sobre a sustentabilidade do trabalho para entender da Prática Exploratória na pesquisa acadêmica e no ensino (MILLER, 2013), bem como a entender que todo professor é pesquisador (ALLWRIGHT, 2016).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui