$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UMA HISTÓRIA DO CONCEITO BALANCE OF POWER
Autor: FERNANDO NEVES DA COSTA MAIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO LUIZ MOREAUX LAVIGNE ESTEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29400
Catalogação:  15/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29400@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29400@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29400

Resumo:
Esta tese apresenta uma história do conceito balance of power. Com base na abordagem Begriffsgeschichte, busca-se compreender como um dado espaço de experiência e um dado horizonte de expectativas foram constituídos através desse conceito. O argumento está organizado em duas partes. Na primeira o objetivo é compreender a emergência desse conceito em meio à crise que se seguiu à desagregação da ordem medieval. É possível identificar neste período aquilo que pode ser chamado de corolário anti-imperial. Essa dimensão axiológica precisa ser considerada nessa história como referência para o surgimento desse conceito no vocabulário político. Na segunda parte será examinada a fixação desse termo na linguagem internacional corrente. Um elemento que contribuiu para isso e que será examinado foi a existência de uma sociabilidade comercial como parte do mundo político. Além disso, essa fixação traz consigo um corolário conservador que se relaciona a uma concepção específica de funcionamento da política internacional. Por fim, os capítulos dessa parte apresentarão uma discussão sobre o componente temporal de balance of power com especial destaque para a afirmação de que esse conceito funciona como um regulador ontológico da história. Do ponto de vista temporal, o argumento desta tese lida com um período que vai, basicamente, dos séculos XIII ao século XIX.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui