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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DAS CARGAS DE SLAMMING EM ESTRUTURAS SUBMARINAS UTILIZANDO O MÉTODO SPH Autor: GUSTAVO GARCIA MOMM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29340
Catalogação: 08/03/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29340@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29340@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29340
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DAS CARGAS DE SLAMMING EM ESTRUTURAS SUBMARINAS UTILIZANDO O MÉTODO SPH Autor: GUSTAVO GARCIA MOMM
Nº do Conteudo: 29340
Catalogação: 08/03/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29340@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29340@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29340
Resumo:
Estruturas submarinas utilizadas nos sistemas de produção de óleo e
gás offshore são normalmente projetadas para permanecerem no leito marinho
por décadas. Para a grande maioria dessas estruturas a instalação é uma
etapa crítica que pode requerer recursos dispendiosos e significativos esforços
de engenharia. A descida de estruturas submarinas em regiões de ondas
marinhas é uma operação complexa, uma vez que envolve acelerações desses
corpos induzidas pelos movimentos das embarcações que, associados com os
deslocamentos da superfície do mar, podem levar a significativas cargas de
impacto nessas estruturas durante a entrada na água. O estágio inicial do
impacto durante a entrada na água tem sido tema de muita pesquisa no
último século, desde os trabalhos pioneiros de von Kármán e Wagner sobre
a hidrodinâmica do pouso de hidroaviões. O cenário do impacto da proa
de navios na superfície do mar também tem sido objeto de estudo, uma
vez que pode levar a danos localizados ou mesmo catastróficos ao casco.
Diferentes métodos numéricos têm sido aplicados para análise desse problema.
A principal contribuição desse trabalho é a utilização do método numérico
Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) para estimar as cargas de slamming
em corpos rígidos durante a entrada na água considerando superfícies em
repouso e sob o efeito de ondas. Inicialmente é introduzida a fundamentação
teórica básica sobre o impacto hidrodinâmico, seguida da descrição do método
SPH. Aplicações do SPH para simular a entrada na água de corpos rígidos são
apresentadas considerando casos em queda livre e com velocidade constante
e os resultados são comparados com experimentos e simulações numéricas
obtidos na literatura. A presença de ondas regulares durante a entrada na
água com velocidade constante também é considerada. Os resultados numéricos
obtidos neste trabalho demonstram a viabilidade da abordagem proposta para
estimar as cargas de slamming em estruturas submarinas durante a entrada
na água.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |